Você sabe o que é fast and healthy food?

Marmitas de comidas saudáveis enfileiradas

A mudança de comportamento do consumidor em busca da alimentação saudável tem impulsionado o mercado.O fast and healthy food já é uma tendência global.

O fast food está entre nós há alguns anos e se mantém bem presente em redes grandes como McDonald’s e Burger King, apenas para citar alguns exemplos. A ideia é simples: comida rápida, que chega na mão do consumidor em minutos. No entanto, em contraponto à rapidez de entrega, a comida deixa a desejar – e muito – no quesito nutricional. Geralmente os alimentos de redes do tipo são ultraprocessados, com muitos açúcares e gorduras, o que afeta a saúde a longo prazo. 

A consequência desse tipo de alimentação já é visível na saúde da população em geral. Em 2020, o IBGE apontou, em pesquisa, que a porcentagem de brasileiros obesos aumentou consideravelmente, passando de 12,2%, em 2002/2003, para 26,8% em 2019. Ainda de acordo com o IBGE, cerca de 61,7% da população brasileira estava com excesso de peso no mesmo ano.

Porém, hoje em dia surgiu um novo conceito: o fast food saudável. Unindo o útil ao agradável, a ideia é garantir o que um fast food comum não garante normalmente: saúde. 

O que é fast and healthy food?

Fast and healthy food refere-se à ideia de oferecer opções de alimentos rápidos mas que também sejam saudáveis. Normalmente, a comida rápida é associada a alimentos altamente processados, ricos em gordura, açúcar e calorias, que podem levar a problemas de saúde, como obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

No entanto, nos últimos anos há uma crescente demanda por opções de fast food mais saudáveis. A ideia é  consumir, com praticamente a mesma rapidez dos fast foods comuns, alimentos saborosos, mas também sejam nutritivos e equilibrados. Essas opções podem incluir saladas, sanduíches com ingredientes frescos e naturais, opções vegetarianas ou veganas, e outras alternativas saudáveis.

E como quase sempre acontece, a procura acaba puxando a demanda. Nesse sentido, o crescimento de redes de alimentação que oferecem opções mais saudáveis tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Acompanhando assim a tendência em ascensão de consumidores preocupados com a saúde e o bem-estar. Essa mudança de comportamento dos consumidores têm impulsionado a expansão do setor de healthy and fast food, indicando um futuro promissor para o setor, com muitas oportunidades de investimento para os investidores que buscam crescimento a longo prazo.

>> Leia também: A hora e a vez da alimentação saudável

Dados recentes do setor de alimentação saudável no Brasil

Nos últimos anos o segmento vem apresentando crescimento constante e seu potencial de expansão é cada vez maior. De acordo com a “Pesquisa Global de Sentimento do Consumidor” realizada pela WW em parceria com o Instituto Kantar, ouviram-se 14.506 pessoas em idade adulta (18 a 69 anos), em mais de 15 países. Concluiu-se que a busca por bem-estar e saúde deve ser uma prioridade nos próximos anos. Ademais, a pesquisa aponta que 91% dos brasileiros estão focados em manter e/ou melhorar a saúde e o bem-estar. Isso é bastante significativo, já que está bem acima da média mundial de 78%.

E isso já tem se refletido nos números do crescimento do setor. Em 2020, de acordo com a Euromonitor International, as vendas de produtos do setor alcançaram R$100 bilhões no Brasil. Essa é a maior cifra desde 2006, quando o segmento começou a ser monitorado pela consultoria. 

Consumo de alimentos saudáveis em alta durante a pandemia de Covid-19

A pandemia de Covid-19, que impactou o mundo todo, também teve um papel importante no crescimento do setor de alimentação saudável. Com o isolamento social, muitas pessoas passaram a se preocupar ainda mais com a qualidade dos alimentos que consumiam. O que se refletiu, segundo a  Nutrinet Brasil, grupo coordenado pela USP, em um aumento do consumo de hortaliças.

Outro ponto impulsionado pela pandemia foi o crescimento da procura pelo delivery saudável. Segundo dados o iFood, em 2021 as opções saudáveis ficaram no Top 10 do aplicativo. Em março daquele ano o números e pedidos de alimentos considerados saudáveis dobraram em relação ao mesmo período do ano anterior. No estado de São Paulo, a alta chegou a impressionantes 130%.

Vegetarianos e veganos impulsionam o setor de alimentação saudável no Brasil

E não só a busca por uma qualidade de vida melhor é vital para o crescimento dos fast foods saudáveis. Muita da procura por uma alimentação saudável e mais balanceada também é provocada pelo aumento de vegetarianos e veganos mundo afora. Em 2018, a Ibope Inteligência apresentou uma pesquisa que aponta que 14% da população brasileira se considera vegetariana e, como apontado em pesquisa do Datafolha realizada em 2017, ao menos 63% da população almeja reduzir o consumo de carne.

Lado a lado da alimentação vegetariana e vegana, a alimentação fitness e a orgânica também têm contribuído positivamente para o aumento dos números no setor.  Segundo o CI Orgânicos, Centro de Inteligência em Orgânicos, rede que apoia produtores e a indústria de insumos orgânicos no país,  o segmento de orgânicos movimentou R$5,8 bilhões no Brasil em 2020, 30% a mais que no ano anterior.

Invista no setor de fast and healthy food

Os números não mentem! À medida que os consumidores buscam opções mais saudáveis e convenientes, o setor de fast and healthy food se torna cada vez mais promissor para investidores. Com a crescente demanda por alimentos saudáveis e de alta qualidade, muitas empresas estão investindo pesado para atender às necessidades dos consumidores, o que indica um futuro brilhante para o setor.

Para os investidores que buscam oportunidades de crescimento a longo prazo, o setor fast and healthy food pode ser uma opção interessante. Investir em empresas que possuem uma visão estratégica e de longo prazo para o setor pode gerar retornos significativos no futuro.

Gostou? Quer investir no setor? Fique atento às oportunidades que a Organismo Investimentos está sempre buscando para seus investidores. Em breve apresentaremos novidades imperdíveis nesse setor. Siga a Organismo nas redes sociais e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades e ter acesso em primeira mão de oportunidades de investimento incríveis.

banner – siga a Organismo nas redes sociais (colocar link direcionando)
>> Leia também: Oito motivos para investir com a Organismo Investimentos

Leia também