Um indicador importante para o investidor analisar se uma oferta de investimento via equity crowdfunding vale ou não a pena é o valuation. Saiba como esse processo é feito na Organismo Investimentos.
Ao pensar em fazer um investimento, independentemente de sua modalidade, um elemento fundamental para a tomada de decisão é o retorno financeiro a ser alcançado. Fazer a escolha correta de onde alocar os ativos é uma tarefa que demanda muita atenção, e diversos fatores devem ser levados em conta, sendo um deles o valuation. Saber analisá-lo corretamente é essencial para quem deseja investir no mercado a longo prazo, uma vez que ele funciona como uma ferramenta de auxílio que ajuda a proteger o investidor de possíveis armadilhas do mercado como, por exemplo, a de investir em empresas supervalorizadas ou com preços distorcidos devido à especulação.
Na bolsa de valores, compreender o valuation é fundamental para medir o risco do investimento e diminuir os impactos da especulação. Mas e em mercados como o dos investimentos via equity crowdfunding, em empresas em fase de expansão, qual a importância de saber analisar o valor real da empresa a ser investida?
Um relatório produzido pela Growthdeck, consultoria de investimentos sediada em Londres, apontou que empreendedores tendem a supervalorizar sua empresa ao se preparar para rodadas de crowdfunding. De acordo com Gary Robins, fundador da Growthdeck, é essencial que os investidores avaliem com acurácia os projetos.
Para Eduardo Peres, sócio da Organismo e CEO da GlobalTrevo Consulting, de nada adianta um valuation com projeções irreais para uma sobrevalorização inicial da empresa. “O investidor, obviamente, fará suas contas e corrigirá quaisquer desvios”. Por isso, um valuation feito com critérios e neutralidade é um documento importante para o investidor ter uma certeza maior do valor da empresa na qual está investindo.
Foi com esses pontos em mente que a Organismo Investimentos estruturou seus processos fazendo com que todas as empresas em fase de preparação para abertura de captação na plataforma passem por uma esteira de estruturação. Nesta importante etapa, elas são assistidas por consultores especializados que desenvolvem todos os materiais e documentos necessários para a oferta, dentre eles o valuation. Os principais métodos utilizados são o Fluxo de Caixa Descontado e os Múltiplos de Mercado.
O Fluxo de Caixa Descontado é atualmente a metodologia mais consagrada no mercado, ela avalia a empresa de forma sistematizada a partir de modelos qualitativos e quantitativos. “É um processo de análise mais longo, mais detalhado, porém é o que melhor reflete o valor de uma empresa por considerar características de produção, relevância da marca, projeções futuras de mercado, além de todos os ativos e passivos financeiros, fiscais e trabalhistas, por exemplo”, explica Eduardo Peres. Ao ser elaborado dessa forma, o valuation permite projetar a empresa no futuro e balizar o quanto ela poderá crescer.
Ter o valuation desenvolvido por empresas especializadas é uma segurança a mais para o investidor que terá a garantia de que o valor da empresa a ser investida foi estabelecido com base em análises sérias e com a neutralidade necessária. Esse é um diferencial que somente a Organismo Investimentos oferece.
Além de estabelecer o valuation para a abertura de captação, outro serviço que será ofertado na plataforma da Organismo é a atualização periódica do valuation das empresas que já encerraram a captação. Essa é uma medida que permitirá que o mercado subsequente funcione de maneira mais eficaz, possibilitando que o investidor possa operar com mais confiança nessa nova modalidade.
Quer desfrutar de todos os benefícios que a Organismo oferece a seus investidores? Acesse a plataforma e confira nossas ofertas. Se ainda não é cliente, abra sua conta gratuitamente!