Separamos algumas tendências que marcarão o setor da educação nos próximos anos e que irão se apresentar como oportunidades interessantes para quem pensa em investir no setor das Edtechs
O avanço tecnológico vivenciado nas últimas décadas tem impactado profundamente as relações sociais e o mundo do trabalho. Quantas profissões não deixaram de existir porque foram substituídas por máquinas, ou por que as próprias demandas trazidas pelas inovações tecnológicas fizeram com que elas ficassem obsoletas? De certa maneira, todos os setores da sociedade foram forçados a se remodelar para adaptação ao mundo digital.
Mas, contraditoriamente, a educação foi um dos setores mais resistentes a essas transformações. O modelo educacional vigente adentrou o século XXI ainda muito amarrado à tradição escolar desenvolvida no século XIX, que se pautava na necessidade de formar indivíduos para o mundo do trabalho. No entanto, com as constantes transformações que estamos vivenciando, a escolarização tradicional tem formado indivíduos para um mercado que, muito em breve deixará de existir.
Muitos empreendedores entusiastas da educação e da tecnologia têm se debruçado em encontrar soluções para inovar o setor e adaptá-lo para as reais necessidades de nossa era. E aí reside outra contradição; a educação é um dos setores em que mais existem startups no Brasil e, mesmo assim, o modelo educacional vigente na grande maioria das escolas, sejam elas públicas ou privadas, focadas no ensino básico ou superior, ainda estão longe de colocar nossas escolas em um patamar inovador ou tecnológico. O que nos mostra não só a importância desse mercado, mas também o tamanho que ele possui.
Pensando nisso, separamos algumas tendências que marcarão o setor da educação nos próximos anos e que irão se apresentar como oportunidades interessantes para quem pensa em investir no setor das edtechs.
Gamificação
A gamificação é uma metodologia que se apropria de elementos do universo dos jogos como pontuação, trabalho em equipe, desafios, competição entre pares, dentre outras habilidades desenvolvidas nos jogos e as aplicam a um outro contexto, no qual é possível trabalhar um determinado conteúdo de forma dinâmica e com mais engajamento por parte dos alunos. Essa metodologia tem sido bastante beneficiada pelo uso da tecnologia por meio de tablets e computadores, que tem permitido aplicar os conhecimentos através de atividades interativas, deixando o aprendizado mais dinâmico.
Um exemplo é o Minecraft for education, da Microsoft, uma versão do game que é febre entre a garotada, mas todo desenhado para o universo escolar. Através dele o professor pode trabalhar temas como planejamento urbano, mudanças climáticas, biodiversidade, História, geometria, arte e design, igualdade e inclusão, ciências, e muitos outros. A plataforma conta com vários planos de aula, já adaptados para diversas idades, que o professor pode utilizar caso não queira criar seu próprio plano.
Esse é apenas um exemplo interessante, mas existem diversas outras plataformas que têm levado a gamificação não apenas para o ambiente escolar, mas também para as universidades, e até mesmo para treinamentos corporativos.
Segundo um insight da Fortune Business, os projetos destinados à gamificação receberam, em âmbito mundial, um aporte de U$ 6,33 milhões apenas em 2019 e a projeção é que a área cresça 24,8% até 2027, atingindo mais de U$ 37 bilhões em investimentos.
Realidade aumentada
Através de uma linguagem familiar aos jovens, a realidade aumentada permite experiências de aprendizado imersivas, inserindo elementos virtuais em ambientes reais. Basta o aluno apontar a tela do celular ou tablet a um determinado objeto ou página do livro que múltiplas possibilidades se despontam para explorar e aprofundar no assunto estudado.
Explorar lugares distantes como o fundo do mar ou o solo da lua, imergir em locais históricos, observar tridimensionalmente partes do corpo humano; praticamente qualquer assunto ganha vida nas telas dos smartfones e permite aos alunos experiências interessantes e maior interatividade com o assunto estudado. Há até mesmo escolas de idiomas que “transportam” o aluno até o país do idioma estudado para que ele possa praticar em um ambiente mais próximo da realidade. Ou seja, a interatividade que ela pode proporcionar é quase que infinita e praticamente qualquer conteúdo pode ser adaptado.
Essa ferramenta, que já tem sido bastante utilizada por diversos sistemas de ensino, tende a continuar em amplo crescimento devido às experiências positivas que ela tem trazido ao universo educacional, uma vez que tem gerado engajamento e despertado mais interesse nos alunos. Além disso, os custos para aquisição são bastante baixos, não sendo necessário aos pais adquirirem materiais extras, basta um tablet ou smartfone, que já são realidade para a grande maioria dos estudantes, e a maioria das ferramentas pode ser usada offline, o que diminui ainda mais os custos para manutenção.
Plataformas de E-learning voltadas para educação continuada
A educação continuada é o setor em que há a maior concentração de Edtechs no país, cerca de 40% das startups dedicadas à educação estão voltadas a esse modelo de negócio focado no autoaprendizado. Elas têm se tornado muito atrativas para profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho e precisam de uma atualização, ou para profissionais que precisam se qualificar para se realocarem no mercado. Tais plataformas também têm se configurado como uma ferramenta bastante utilizada pelas corporações para a manutenção do processo de aprendizado dos funcionários.
Os modelos são os mais variados, vídeos aulas, trilhas do conhecimento, fórum de discussões, dentre outros; diversos são os recursos utilizados no processo de ensino, e por isso o ambiente do e-learning tem conquistado cada vez mais adeptos, uma vez que permite um ensino mais individualizado no qual os alunos aprendem em sua própria velocidade e nos horários e locais que desejarem.
O setor vem apresentando um crescimento consistente nos últimos anos e as expectativas de futuro são bastante animadoras, com crescimento estimado de 18% até 2025 em âmbito global.
Perspectivas promissoras
Para os próximos 5 anos é esperado que o mercado Global de Edtechs cresça mais do que o dobro e atinja U$ 400 bilhões em receita. A expectativa é de que o setor materialize grandes rodadas de investimento nos próximos anos. Segundo dados da HolonIQ, consultoria especializada no mercado educacional, é esperado que mais de US$87 bi sejam investidos nos próximos 10 anos – quase o triplo da década anterior.
Muitas boas oportunidades aparecerão, e a Organismo tem acompanhado esse movimento do mercado para não só oferecer excelentes oportunidades a nossos investidores, mas também trabalhar como parceira dessas empresas, que causarão grande impacto positivo no ecossistema educacional.