Tecgraf Agro reporta 18% de aumento de faturamento em 2022

Trator agrário no meio do campo de plantação verde

Esse é apenas um dos destaques que a Tecgraf Agro apresentou no evento no evento de prestação de contas. Confira como foi o ano da empresa e quais são suas perspectivas para 2023.

“Estamos a todo vapor!” Foi assim que Warsis Slywitch, CEO da Tecgraf Agro, iniciou a reunião de prestação de contas aos investidores da empresa. A expressão, por mais corriqueira que possa parecer, se encaixa perfeitamente no momento vivido pela empresa. A Tecgraf Agro começou o ano de 2022 focada em seu projeto de expansão, e, ao olhar para o caminho percorrido, é possível perceber que a empresa tem conquistado sucesso nessa empreitada.

Muitas conquistas positivas marcaram o primeiro ano pós-captação. Dentre elas, novas parcerias estratégicas, 100% dos contratos renovados, novas funcionalidades e produtos desenvolvidos em tempo recorde. Isso sem contar um dos pontos que a maioria dos investidores querem ver em uma prestação de contas: o aumento do faturamento!  No caso da Tecgraf Agro, ele foi bastante relevante – foram quase 18% de aumento no faturamento em relação a 2021. Embora a empresa não tenha batido por pouco a meta estabelecida de R$ 12,7 milhões em venda; os R$ 11 milhões alcançados mostram que a empresa está no caminho certo. O plano estabelecido tem se desenvolvido até melhor do que o esperado, uma vez que alguns pontos estão quase dois anos adiantados em relação ao previsto.

Ao analisar o trabalho realizado em 2022 como um todo, a diretoria da empresa, em mensagem deixada aos investidores, afirmou que o ano foi excelente, uma vez que conseguiram avançar consideravelmente em dois pontos essenciais do seu projeto de expansão: o desenvolvimento e aprimoramento de novas tecnologias e o crescimento comercial da empresa.

Confira os principais destaques que marcaram o ano da Tecgraf Agro.

Desenvolvimento de novas funcionalidades e produtos

Parcerias estratégicas

Expansão comercial

Perspectivas para 2023

Invista na Tecgraf Agro

Desenvolvimento de novas funcionalidades e produtos

Um dos pilares do projeto de expansão da empresa era passar a focar na base da pirâmide, ou seja, nos pequenos e médios produtores. Se olharmos apenas no cenário brasileiro, pequenos e médios agricultores correspondem a mais de 50% de nossa força produtiva.

Contudo, o alto valor agregado que muitos softwares possuem acabam se tornando um empecilho para esses produtores se inserirem com mais força nesse universo da digitalização do campo. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostrou que 67,1% dos produtores entrevistados afirmam que uma das barreiras para aderirem a mais tecnologias é o custo que elas possuem. 

Ainda há a ideia de que essas novas tecnologias foram feitas somente para produtores rurais com alta capacidade de investimento. Há a percepção de que são tecnologias caras e de complicado manuseio. Foi justamente pensando nessa questão que a Tecgraf Agro estruturou o desenvolvimento de novos produtos voltados para esse público, que em breve serão apresentados ao mercado.

Atualização do AgroCAD em parceria com a canadense Verge

No início de outubro, o AgroCAD passou por uma atualização com a inclusão da ferramenta de tecnologia web Launch Pad, da empresa canadense Verge Technologies. Essa atualização recebeu o nome de AgroCAD 360. A partir dessa integração, foi possível agregar novas funcionalidades ao AgroCAD 360, trazendo mais eficiência e economia aos projetos. A tecnologia do Lauch Pad permite que os projetos possam ser gerenciados pelo celular de qualquer lugar e compartilhados com toda a equipe. 

Essa parceria, além de agregar mais valor ao produto e a marca, ajudará a consolidar o posicionamento da Tecgraf Agro no mercado. E, ao mesmo tempo, ajudará a distribuir melhor o próprio AgroCAD 360 no cenário nacional e internacional.

Leia também: Tecgraf Agro lança atualização do software AgroCAD com parceria de empresa canadense

Parcerias estratégicas

Um dos pontos fortes da Tecgraf Agro e que tem sido de certa forma essencial para seu crescimento é a grande credibilidade que ela possui entre seus clientes. Muitas parcerias que a Tecgraf Agro tem fechado ou que está em fase de negociação nos últimos meses são fruto de solicitações que os clientes fazem a essas empresas para integrarem seus produtos e/ou serviços às soluções da Tecgraf Agro. O ano de 2022 foi marcado por algumas parcerias que já começaram a render grandes frutos para a empresa.

Integração com o sistema FendtONE

Em setembro de 2022, a FENDT, uma das líderes mundiais em inovação em maquinário agrícola, lançou o sistema operacional FendtONE. Ao perceber que o AgroCAD 360 é o padrão de utilização de softwares agro no Brasil, a Fendt optou por padronizar o novo sistema para conversar diretamente com ele. Além disso, o display antigo, Vario One, também foi remodelado e padronizado para mesma finalidade. Dessa forma, o AgroCAD 360 se tornou a única ferramenta do mercado que está conectado com as máquinas da FENDT.

Essa parceria lançada ao mercado em setembro de 2022 foi muito bem recebida pelo público que tem se mostrado muito satisfeito com as funcionalidades que o AgroCAD 360 agrega a suas máquinas. Além disso, muitos clientes que possuem os tratores da FENDT possuem outras máquinas mais antigas, que também precisavam de mais conexão, sendo assim, a AGCO, grupo dono na marca FENDT e de outras como Valtra e Massey Ferguson, solicitou o desenvolvimento de várias interfaces para conectar a suas máquinas mais antigas. O desenvolvimento, realizado em cerca de quinze dias, está totalmente operacional desde novembro de 2022, o que tem trazido bons retornos para a Tecgraf Agro.

Leia também: AgroCAD é a única ferramenta do mercado conectada ao novo sistema da FENDT

Parceria com a Topcon

Em 2022, a Tecgraf Agro desenvolveu uma parceria com a Topcon, multinacional que produz display para tratores, a fim de integrar o sistema TAP ao AgroCAD 360. Com a integração, os projetos desenvolvidos no escritório podem ser enviados para os tratores em campo através da nuvem, possibilitando a coleta de dados em tempo real e correções precisas caso a máquina não esteja executando corretamente.

O desenvolvimento por parte da Tecgraf Agro já foi concluído e os últimos ajustes por parte da Topcon estão sendo realizados. A previsão é que o lançamento seja realizado em maio na Agrishow, a maior feira de agricultura da América Latina. O AgroCAD 360 será o único software que fará a integração com os sistemas da Topcom, o que é visto como um ponto muito positivo para a Tecgraf Agro.

Expansão comercial

A Tecgraf Agro tem uma forte atuação no exterior, com presença do AgroCAD 360 em 14 países nos 5 continentes. Nos últimos anos a empresa tem aumentado sua participação na Colômbia e na Argentina. Deste modo, para melhor atender a esses mercados a Tecgraf Agro passou a contar com funcionários nesses países para auxiliarem não só o suporte aos cliente locais, mas também para facilitar as vendas. 

A equipe reajustou os horários de trabalho em diferentes escalas, de modo a poder dar suporte ao maior número de fusos horários possíveis. Além disso, novos colaboradores foram contratados para reforçar o time de vendas do Brasil.

Com todos esses esforços, o volume de vendas aumentou consideravelmente. Além dos novos clientes, a Tecgraf Agro conseguiu o feito de renovar 100% de seus contratos. Além disso, clientes antigos aumentaram o número de licenças, como foi o caso da Raízen, que adquiriu 45 novas licenças em um contrato de 3 anos. O resultado disso tudo foi um aumento de 18% no faturamento. 

Perspectivas para 2023

As perspectivas para 2023 são extremamente positivas! Até a metade do ano, a empresa lançará os novos produtos, o que irá posicioná-la de forma massiva entre os pequenos e médios produtores no segundo semestre. Diversos investimentos estão projetados para esse período  de modo facilitar as vendas e a inserção do produto no mercado. Além disso, as diversas parcerias que a Tecgraf Agro tem fechado com grandes empresas, como a Verge, a Trimble e a CNHi, ajudarão a distribuir melhor o produto no mercado nacional e internacional.

Invista na Tecgraf Agro

O projeto de expansão da Tecgraf Agro está em franco desenvolvimento e, portanto, o futuro da empresa é extremamente promissor. Além disso, a empresa tem uma boa inserção no mercado e está utilizando produtos e estratégias inovadoras. Vale ressaltar que a Tecgraf Agro está inserida em um dos setores que mais crescem em nossa economia, que segue praticamente alheio a crises. Todos esses pontos fazem da Tecgraf Agro uma excelente oportunidade de investimentos para investidores dispostos a lucrarem no longo prazo.

Apesar da captação já ter sido encerrada, algumas cotas da Tecgraf Agro estão sendo comercializadas em nosso mercado subsequente. Diversos documentos e balanços contábeis da empresa podem ser encontrados em nossa plataforma. Acesse, conheça e invista!

Não deixe de ler: Investindo no Agro: por que as tecnologias são imprescindíveis para melhorar a produtividade no campo?

Leia também