Seis estratégias de investimento de Warren Buffett

warren buffet sorrindo ao pegar nas lapelas de seu terno em sinal de sucesso

Quer ter sucesso no longo prazo? Conheça as estratégias de investimento empregadas pelo bilionário que o levaram ao topo.

Se você já tem algum conhecimento do universo dos investimentos certamente já ouviu falar de Warren Buffett. Ao longo das décadas, ele construiu uma fortuna pessoal estimada em dezenas de bilhões de dólares e se tornou um dos homens mais ricos do mundo. Aos seus 92 anos, é uma das maiores referências do mercado financeiro global.

Ele também é CEO da Berkshire Hathaway, holding americana e uma das maiores investidoras individuais do mercado financeiro de empresas como Coca Cola, American Express e Wells Fargo.

Buffett é reconhecido por ser extremamente bem-sucedido com investimentos de longo prazo, sendo famoso por comprar ações de empresas que pôde manter por décadas. 

Confira as estratégias que você verá nessa matéria:

Manter o foco no longo prazo

Seguir a sua própria análise

Aproveitar as baixas do mercado

Enfrentar a corrente

Diversificar com moderação

Conhecer e aprender antes de investir!

Para chegar nesse ponto, o empreendedor elaborou estratégias de investimento que se provaram assertivas ao longo dos anos. Veja algumas das estratégias de investimento utilizadas pelo bilionário e aprenda como fazer seu portfólio de investimentos decolar em 2023!

Manter o foco no longo prazo

Por mais que muitos investidores façam seus ganhos apostando nas flutuações diárias da bolsa de valores ou em tipos de investimento semelhantes, Warren Buffett acredita que apostar na imprevisibilidade do mercado de ações no curto prazo e tentar prever suas flutuações é uma atividade infrutífera, potencialmente prejudicial aos investidores.

Ele prefere investir em empresas com um real potencial de crescimento e vantagem competitiva no longo prazo. Trata-se de investir em um negócio que realmente se acredita ter um futuro próspero, com uma gestão sólida e comprometida com os acionistas. 

Outro ponto favorável é que investir no longo prazo permite que o investidor aproveite o poder dos juros compostos. Buffett enriqueceu ao investir em ações, um tipo de investimento que gera ganhos anuais com os dividendos da companhia. Manter investimentos por longos períodos possibilita com que esses dividendos sejam reinvestidos, aumentando ainda mais os ganhos.

Um conselho que vem da experiência

Foi o que o bilionário fez com os ganhos da Berkshire Hathaway. A empresa era uma tecelagem que foi perdendo espaço e diminuindo suas operações ao longo dos anos por conta da concorrência chinesa. Foi investindo os dividendos em seguradoras e reinvestindo o lucro que Buffett fez com que a hosting se tornasse o que ela é hoje.

Dessa maneira, a prosperidade do empresário provém de sua paciência e foco em esperar as oportunidades certas para investir, podendo esperar anos ou até mesmo décadas para ver seu investimento crescer.

>>Leia também: O poder do investimento a longo prazo

Seguir a sua própria análise

Buffett acredita que muitos investidores são influenciados por modismos e notícias de última hora, em vez de seguir sua própria análise. Ele afirma que a paciência e a capacidade de resistir à tentação de seguir o rebanho são importantes para o sucesso a longo prazo.

Segundo o empreendedor, realizar a própria análise dos investimentos permite que os investidores entendam melhor os negócios e as empresas em que estão investindo. O que, de certa forma, diminui os riscos ao tomar decisões e favorece a escolha de bons investimentos. 

Uma das estratégias que ele encoraja na hora de analisar é a de pensar como um proprietário de empresa, em vez de simplesmente como comprador de ações. Além de avaliar os negócios com base em seus fundamentos, buscando por empresas com potencial para o futuro.

Assim, realizar uma análise pessoal cuidadosa e fundamentada é uma prática essencial antes de se investir e pode ajudar os investidores a alcançarem melhores resultados no longo prazo.

O que pesar na hora de avaliar uma oferta?

Se formos analisar em que tipos de empresa Warren Buffett investe, perceberemos que suas estratégias de investimento giram em torno de investir em empresas com dividendos consistentes e com vantagens competitivas duráveis. 

O bilionário pensa que ofertas com essas características, com marcas fortes e fluxos de caixa consistentes, tem uma boa saúde financeira e boa probabilidade de sucesso a longo prazo.

Aproveitar as baixas do mercado

Se achou essas estratégias de investimento interessantes, não deixe de acompanhar as próximas! Tratam-se de ideias simples, mas que fazem total diferença no longo prazo, a começar pela filosofia de Buffett de valorização (value investing). 

O conceito que se concentra em encontrar ações subvalorizadas e investir nelas com base em uma análise fundamentalista, no momento em que suas ações estão subvalorizadas por fatores de curto prazo, como notícias negativas sobre a empresa ou o mercado em geral, as quais não refletem o valor real da companhia no longo prazo.

Dessa forma, quando o mercado está em baixa, as ações de empresas sólidas podem ser negociadas com desconto. Oferecendo assim uma oportunidade para investidores como Buffett comprar essas ações a um preço mais baixo do que o seu valor real. Essas são as oportunidades para adquirir as ações e mantê-las por um longo período, até que recuperem seu verdadeiro valor no mercado e seus preços tornem a subir. 

Enfrentar a corrente

Embora pareça loucura num primeiro olhar, para Buffett a hora de comprar ações é quando a maioria dos investidores está querendo vendê-las. Investir contra a corrente é uma maneira excelente de aumentar os lucros ao investir no longo prazo.

A lógica é a mesma de comprar as ações em baixa, muitos investidores estão focados em obter lucro no curto prazo e temem perder seus investimentos numa oscilação da bolsa. Contudo, ao seguir as estratégias anteriores seu foco não é acompanhar a opinião do mercado, mas sim se basear em uma avaliação profunda e pessoal acerca da oferta de determinada empresa.  

Ou seja, no longo prazo, uma empresa de valor irá se valorizar e seu empreendimento poderá render! 

Diversificar com moderação

Embora Warren Buffett não seja conhecido por seguir uma estratégia de diversificação ampla, ele ainda faz investimentos em empresas e setores diversificados. A estratégia de Buffett é focar em poucas empresas, mas com forte potencial de crescimento a longo prazo e que possa entender bem. 

Buffett acredita que diversificar sua carteira excessivamente pode diluir um potencial retorno e minar os ganhos de seus investimentos. No entanto, é importante notar que as estratégias de investimento de Buffett são adequadas para seu perfil e para sua posição como um investidor experiente e bem-sucedido. 

Leia também: O que é a carteira de investimentos – e porque é essencial diversificá-la?

Assim, é recomendável sempre considerar e pensar em sua situação financeira e tolerância a riscos antes de decidir seguir uma estratégia de investimento!

Conhecer e aprender antes de investir!

Uma famosa frase de Buffet traduz essa lição: “O risco vem de você não saber o que está fazendo!” Esta é uma estratégia muito simples: não investir naquilo que você não conhece.  

Se você não entende por completo como um investimento funciona, qual o modelo de negócios de uma empresa, como ela obtém lucro, quais suas vantagens e desvantagens e ou mesmo o seu setor, estará assumindo um enorme risco ao investir.

Não à toa, a Organismo Investimentos repete sempre que consegue: antes de investir, conheça e avalie bem a oferta, isso é essencial para evitar a tomada de decisões ruins e o risco de perda de uma aplicação financeira. 

Desse modo, é importante fazer sua lição de casa, buscar informações e tomar nota antes de tomar decisões importantes que envolvam os riscos por trás de uma oferta ou tipo de investimento.

Informe-se antes de investir!

Nessa hora, você pode contar com a Organismo para trazer informações sobre o mercado e seus diferentes setores! Prezamos uma avaliação de qualidade antes de se investir e dispomos todas as informações das ofertas em nossa plataforma.

Inscreva-se para não perder nenhum conteúdo!

>> Não deixe de ler: Como Warren Buffett ficou rico?: 7 lições

Leia também