Muito se fala sobre a importância de um Plano de Negócios para estruturar bem uma empresa e incentivar a vinda de investidores, mas quais são de fato os desafios e a importância de um bom plano de negócios?
Em uma busca rápida pela internet é possível encontrar centenas de artigos, bem-intencionados, ensinando a fazer um Plano de Negócios. Mas, mais do que uma lista de itens a serem preenchidos, clareza de informações é essencial para que o plano esteja ancorado na realidade. Durante a elaboração de um plano de negócios completo, muitos desafios se impõem, tais como tempo, capacidade técnica e disponibilidade de equipe para a sua preparação.
Nesse sentido, a contratação de uma empresa de consultoria especializada deveria ser um pré-requisito, no entanto, nem sempre isso entra no radar dos gestores devido aos custos, algumas vezes elevados, que tal operação pode acarretar, levando-os a optarem por realizar internamente o plano de negócios. Não há nada de errado nisso, mas tal medida pode levar a alguns riscos, como por exemplo plano de negócios incompletos e/ou pouco condizentes com a realidade da empresa ou do mercado no qual ela está inserida. Um dos erros mais comuns em planos de negócios é o otimismo exagerado dos empreendedores.
Não é incomum que investidores desistam de aportar capital em uma determinada empresa por perceberem que a oferta não está dentro das premissas do mercado, ou por terem metas que serão impossíveis de serem atingidas levando em consideração a situação atual da empresa e as estratégias por ela traçadas.
De acordo com Eduardo Peres, head de produtos da Organismo, e fundador e CEO da GlobalTrevo Consulting, empresa especializada em estratégia empresarial e finanças corporativas, “consultorias especializadas em estratégia empresarial, com experiência em coleta e análise de dados, podem auxiliar bastante na superação desses desafios e reduzir tanto o tempo de execução do plano de negócios quanto o seu grau de erro”. Para ele, as consultorias, por contarem com um time especializado, permitem análises completas, com pesquisas de mercado, identificação e análise de concorrentes, entendimento de precificação e definição de rentabilidade de médio e longo prazo.
Pensando nesses benefícios, todas as empresas que entrarem para o portfólio da Organismo passarão por um rígido processo de enquadramento, em que serão auxiliados por uma consultoria especializada, e um dos primeiros itens a serem trabalhados nesse processo é a elaboração ou validação de um bom plano de negócios.
Durante essa etapa, muitas reuniões e discussões sobre o modelo operacional ocorrerão entre os consultores e os gestores da empresa. Segundo Eduardo, incluir parte relevante do time da empresa nesse processo é importante para trazer todos a bordo e possibilitar o alinhamento em relação aos principais pontos e metas que deverão ser atingidas.
Tiago Rocha, CEO e fundador da Organismo, acredita que trazer uma equipe especializada para auxiliar na preparação das empresas que abrirão capital na plataforma evitará que erros por falta de análises possam ser cometidos, uma vez que um olhar de fora permite análises mais realistas e menos apaixonadas. De acordo com Tiago, “o entusiasmo e a experiência do empreendedor são fundamentais para o sucesso de um projeto, no entanto, isso não ocorrerá sem análises de mercado, de viabilidade de longo prazo, de estruturação de capital e de projeções de resultados”, e esses itens, quando balizados por uma equipe especializada e competente, ajudará a diminuir as incertezas empresariais, uma vez que mais previsões e conhecimento acarretam menos riscos.