Planejamento estratégico

Ferramenta essencial para o crescimento saudável de qualquer negócio

Qualquer empresa que pretenda se tornar bem-sucedida e se manter competitiva em seu mercado de atuação necessita de bom plano estratégico para orientar suas ações. O desenvolvimento de um planejamento financeiro e operacional permite estabelecer metas mensuráveis e traçar os mecanismos de ação para alcançá-las.

Por ser um documento orientador, é importante que ele seja desenvolvido com a ajuda de especialistas em finanças e gestão para garantir que a empresa cresça de forma ordenada, com a operação e finanças organizadas. Gustavo Lepore, coordenador de finanças corporativas da GlobalTrevo Consulting, consultoria responsável pelo processo de estruturação das empresas ofertadas pela Organismo, explica que compreender o potencial do mercado e analisar os concorrentes é importante para definir qual será o posicionamento da empresa perante ele.

Segundo Gustavo: “além da análise de posicionamento, o planejamento deve contemplar toda a projeção de vendas e faturamento, regime de tributação mais adequado, detalhamento dos custos e despesas operacionais, incluindo quadro de funcionários, investimentos necessários e necessidade de capital de giro. Com tudo isso, conseguimos obter o fluxo de caixa livre atual da empresa e desenvolver a projeção para os próximos.”

O plano estratégico permite que os gestores tenham controle das principais informações que envolvem seu negócio e, depois de pronto, torna-se uma ferramenta de gestão para seus executivos, orientando-os no curto, médio e longo prazo, além de ser um termômetro de sensibilidade no desenvolvimento da operação.

Gustavo salienta que “com ele, é possível focar em clientes com maior rentabilidade, traçar e acompanhar as metas coletivas e individuais na empresa, a produtividade dos funcionários, a margem operacional, o planejamento de contas a pagar e contas a receber, o aumento ou diminuição do volume de vendas e, consequentemente, do estoque, se for o caso, a necessidade de reserva de caixa para meses de baixa no faturamento, os investimentos necessários para os próximos meses, entre outras informações da operação”.

Elaborar um bom plano estratégico é mais uma das etapas que compõem o processo de estruturação das empresas que forem captar recursos com a Organismo. Todas as empresas escolhidas para entrar em nosso portfólio, independentemente de seu estágio, contarão com o auxílio da equipe da GlobalTrevo Consulting para fazer o levantamento de mercado e traçar as melhores estratégias para alcançar um crescimento saudável, seguro e possível.

Leia também