Com a entrada da GlobalTrevo no quadro societário e operacional da Organismo, as empresas que abrirem participação em nossa plataforma contarão com um processo profissional de preparação para a abertura de capital e, com isso, nossos clientes serão beneficiados com produtos bem estruturados e informações confiáveis sobre os projetos.
Nos últimos dias noticiamos que a Organismo passou por muitas transformações, todas elas visando oferecer o que há de melhor para seus clientes. Um ponto importante dessas mudanças foi trazer para o quadro societário da empresa parceiros estratégicos que forneceriam o know how necessário para sanar alguns gargalos que percebemos nas operações.
Tiago Rocha, CEO da Organismo, explica que, desde que a plataforma inaugurou suas operações, ele observou que a maioria das empresas possuía algo em comum: uma carência no que diz respeito à gestão estratégica e financeira do negócio.
Este é um cenário que se repete na maioria das empresas em expansão: seus gestores vão conduzindo as operações com base no conhecimento técnico de suas áreas, conseguem atingir níveis satisfatórios de inserção no mercado devido à qualidade de seus produtos, contudo, não conseguem mensurar o impacto que a falta de gestão profissional pode causar no desenvolvimento e no crescimento da operação. Nas palavras de Tiago, “eles conhecem bem a dinâmica operacional e sabem como os processos precisam funcionar, no entanto, nem todos têm uma clareza em relação à estratégia do negócio, em relação aos concorrentes e, principalmente, em relação à gestão do negócio”.
Para Tiago, não basta apenas ter dinheiro no caixa para alavancar o crescimento dessas empresas, em sua análise, o sucesso pode acontecer de forma mais rápida e segura se os gestores dessas empresas contarem com o suporte de profissionais especializados em finanças e gestão estratégica para orientar suas ações.
E foi essa preocupação, de que as empresas do portfólio tivessem mais compreensão sobre suas estratégias de crescimento, que fez com que a história da Organismo se cruzasse com a da GlobalTrevo Consulting. Essa parceria trará um benefício de mão dupla, pois empresa e investidores terão maior clareza em relação a operação que irão realizar.
Eduardo Peres, CEO da GlobalTrevo, afirma que a maneira como a Organismo tem se posicionado em seu mercado foi um dos diferenciais que o fizeram investir na empresa. Para ele, “a Organismo é uma empresa que visa muita transparência com seus clientes, com seus investidores, o que pra gente é muito importante, ela possui processos rígidos na colocação da abertura de capital, com a preocupação de ajudar na elaboração de plano de negócios e valuation, que é algo que a gente faz e nos interessa muito. Por sermos uma consultoria com foco em fusões e aquisições, há muita sinergia entre o trabalho da Global e da Organismo”.
Tiago salienta que sempre gostou muito da forma como a Global trabalha, de como ela conduz seus processos, de seu profissionalismo e sua visão, por isso, em suas palavras, “trazê-la para nossa operação fez muito sentido para nós. Eles irão trabalhar auxiliando as investidas na estruturação do plano de expansão que será apresentado aos investidores. Esse trabalho permitirá que a empresa se posicione de forma adequada no mercado e consiga atingir seus objetivos e entregar os resultados esperados.”
Qual será o trabalho realizado pela GlobalTrevo Consulting?
Eduardo explica que o trabalho desenvolvido pela GlobalTrevo ajudará os gestores a terem um entendimento completo de seu negócio. Durante a elaboração do plano de negócios, serão feitas análises de mercado e da concorrência, do mix de produtos oferecidos e da viabilidade de desenvolver novos produtos. Todos os cálculos para entender as margens, a lucratividade e, assim, poder elaborar um valuation por fluxo de caixa descontado.
Com essas análises será possível ter uma perspectiva macro do negócio e do setor, tanto em âmbito nacional, quanto internacional, para assim elaborar as estratégias que irão nortear seu crescimento e orientar seus gestores em curto, médio e longo prazos.
Eduardo complementa ainda “que todo esse trabalho servirá para trazer mais transparência entre a empresa, o pensamento de seu controlador, de seus sócios e o que será apresentado aos investidores. Para os investidores isso traz uma segurança muito grande, pois eles terão mais clareza do que será feito com seu dinheiro”.
Todo esse trabalho de estruturação é realizado pensando na venda da empresa no futuro. E, nesse ponto, a Global também atuará de forma estratégica, pois possui muita experiência na área de fusões e aquisições e já atuou em mais de 20 operações de M&A.
Uma estrutura completa para investir com mais confiança
Tiago acredita que, com todo esse movimento, a Organismo conseguiu chegar a um modelo de negócios que realmente vai revolucionar o mercado, pois, ao mesmo tempo em que orienta o processo de expansão das empresas, proporciona aos investidores o conhecimento necessário para que eles possam investir com mais confiança; e essa estrutura completa você encontrará somente na Organismo Investimentos.
Nossa nova Plataforma já está no ar! Confiram agora mesmo! Com ela a experiência de investir com a Organismo será completa.