O que é ChatGPT e como utilizá-lo?

Pagina de entrada da inteligência artificial ChatGTP

A ferramenta de IA queridinha do momento chegou para revolucionar o sistema de pesquisas online.

Você já ouviu falar em ChatGPT? A ferramenta anda em alta ultimamente e saiu até em reportagem do Fantástico. Mas afinal, o que é o ChatGPT?

O ChatGPT nada mais é do que uma inteligência artificial (IA) capaz de responder a qualquer pergunta feita pelo usuário. De acordo com a criadora da IA, a OpenAI, eles modelaram e treinaram a inteligência artificial para interagir em forma de conversação. Por isso o nome: chat, palavra que já é comum para nós, mesmo aqui no Brasil, e que significa “conversa” ou “papo”. Ou seja, um bate-papo com um robô. 

Um irmão do ChatGPT é o InstructGPT, que consiste em seguir instruções de imediato e providenciar respostas detalhadas.

O formato de chat, no entanto, permite ao ChatGPT responder perguntas de acompanhamento – ou seja, manter um fluxo de conversa –, admitir seus próprios erros, alterar premissas incorretas e rejeitar solicitações inadequadas. 

Além disso, você pode pedir que o chat te conte uma história, escreva um texto, te dê um código de programação – o céu é o limite.

Leia também: Todo ano é o ano da Inteligência Artificial, mas o que 2023 pode trazer de inovação?

É possível que o ChatGPT substitua pessoas?

Por ser uma ferramenta tão complexa, surge uma dúvida: é possível que o ChatGPT substitua pessoas em postos de trabalho?

Por exemplo, ao invés de eu, uma pessoa, escrever esse texto, o ChatGPT poderia fazê-lo em meu lugar?

Hoje em dia, acredito que a resposta seja não. Mesmo que a IA seja capaz de montar um texto, por exemplo, ela não é capaz de solucionar problemas e “pensar” por si mesma. Os textos produzidos pela ferramenta são baseados em textos espalhados pela internet – ou seja, escrito por pessoas – e segue uma forma padrão, não fugindo muito em questão de estilo de escrita.

Outra profissão “ameaçada” pelo ChatGPT é a de programador de software. Recentemente, o CEO da desenvolvedor.io, Eduardo Pires, falou um pouco sobre a “ameaça” que o ChatGPT pode provocar aos programadores.

Você também vai gostar de ler: Conheça a desenvolvedor.io

ChatGPT como ferramenta de apoio

Para Eduardo é pouco provável que o ChatGPT substitua um programador – pelo menos não em um futuro próximo. O que ele afirma é que a IA é aliada ao trabalho do programador, e não substituta.

O Google, por exemplo, já é utilizado como apoio ao programador: se você precisar de um código de programação, é bem difícil que você decida criá-lo do zero. Ao invés disso, você pesquisa no Google e provavelmente alguém já terá solucionado esse problema.

E é assim, na verdade, que o ChatGPT é capaz de te responder a quase qualquer pergunta. A IA não cria nenhuma resposta do zero, o que ela faz é reunir informações encontradas online e apresenta a resposta mais adequada. O diferencial do ChatGPT é que, por se tratar de um chat, passa a sensação de que é ele quem cria a resposta, mas o que ele faz é reunir as informações necessárias e transmiti-la através de um diálogo com o usuário.

Portanto, não há risco de “concorrência” com a tecnologia. O essencial do programador é solucionar problemas, não criar códigos, e é aí que a IA não é capaz de atuar. Para um escritor também, mesmo que o ChatGPT reúna informações para criar uma narrativa, é a criatividade humana que torna algo especial.

Assim, o que o ChatGPT apresenta como algo revolucionário é a facilidade de usabilidade e sua capacidade em auxiliar e executar serviços para o ser humano.

Como posso usar o ChatGPT?

Atualmente o ChatGPT é de uso gratuito e a empresa responsável, a OpenAI, disponibilizou a ferramenta a todos usuários interessados como forma de pesquisa, a fim de receber feedbacks e entender melhor as qualidades e falhas do sistema.

Por estar tão visado nos últimos dias, não é possível entrar quando quiser no site. Apenas em sua semana de lançamento, em novembro do ano passado, mais de 1 milhão de usuários sobrecarregaram os servidores com perguntas triviais, solicitações de poesias e histórias e pedidos de receita, apenas para citar alguns exemplos. Hoje, a Forbes estima que o número de usuários ronda a casa dos 5 milhões.

Por conta da “falta de espaço”, caso queira entrar e utilizar o ChatGPT, você deve cadastrar um e-mail e receberá um link quando houver espaço. Quando entrar, faça absolutamente qualquer pergunta para ele e espere a resposta.

O que você gostaria de perguntar ao ChatGPT?

Leia também