Microsoft MVP e Microsoft Regional Director – conheça as duas premiações da Microsoft que os instrutores da desenvolvedor.io carregam em seus currículos

premiação em auditório iluminado com referência a Microsoft

Há mais de 20 anos a Microsoft tem premiado alguns dos melhores programadores do mundo, cujas contribuições têm impactado de forma positiva o ecossistema de tecnologia. No Brasil, poucos profissionais são contemplados com o título, e uma Edtech de São Paulo tem a honra de ser composta apenas por instrutores premiados pela companhia.

Considerada a maior e mais conhecida empresa desenvolvedora de softwares e recursos tecnológicos do mundo, a Microsoft Corporation, ao longo dos seus quase 50 anos de história, sempre esteve na vanguarda da inovação. A companhia foi uma das grandes responsáveis por revolucionar o mercado de tecnologia e, hoje, seus sistemas operacionais estão entre os mais utilizados no mundo.

Todos os anos, como forma de reconhecer os profissionais que utilizam suas soluções para fomentar a inovação, a Microsoft realiza em âmbito mundial o Most Valuable Professional Award (prêmio profissional mais valioso – MVP), premiação que destaca especialistas em tecnologia que, com suas contribuições, impactam positivamente o ecossistema do setor e a comunidade técnica. 

Mas o que é o MVP?

O prêmio é destinado a profissionais que não fazem parte do quadro de funcionários da empresa, mas possuem conhecimento aprofundado sobre um produto, serviço da Microsoft ou tecnologias de quadro aberto, e que também se destacam como influenciadores na área. Para a empresa, mais importante do que ter domínio técnico é a maneira como o profissional se coloca diante de sua comunidade e compartilha seus conhecimentos, ajudando outros profissionais a desfrutar experiências significativas com as tecnologias da empresa.

Além do título de especialista, os MVPs têm acesso antecipado aos lançamentos da Microsoft, contam com canais de comunicação diretos com a equipe de tecnologia da empresa e são convidados a participar do Global MVP Summit, evento exclusivo que ocorre todos os anos na sede da companhia, em Redmond, Washington. Esses benefícios permitem a esses profissionais continuar sempre à frente, uma vez que, com as informações privilegiadas, conseguem se preparar melhor para utilizar ao máximo as novas funcionalidades desenvolvidas.

O programa existe há mais de 20 anos e já premiou quatro mil profissionais ao redor do mundo; no Brasil, 154 programadores estão nesta seleta lista. 

Microsoft Regional Director – premiação ainda mais exclusiva

Uma outra premiação concedida pela Microsoft contempla os especialistas com o título de Microsoft Regional Director (Diretor Regional – MRD). Essa categoria é ainda mais exclusiva e, por ano, seleciona apenas 150 profissionais, que são reconhecidos pela empresa como os maiores especialistas em tecnologia do mundo. Assim como os MVPs, os diretores regionais não fazem parte do quadro de funcionários da Microsoft, e uma mesma pessoa pode ser contemplada no mesmo ano com os dois prêmios, embora pouquíssimas pessoas consigam manter as duas credenciais, dadas as demandas diferentes impostas por cada uma.

Um diretor regional possui um conhecimento muito mais amplo e generalista de variados sistemas, indo além da profundidade técnica exigida de um MVP. Geralmente, eles possuem as habilidades de arquiteto de software e são considerados pela Microsoft os principais visionários de tecnologia do mundo por sua experiência técnica comprovada, liderança comunitária e compromisso com os resultados dos negócios.

Ao serem contemplados com o título, eles passam a atuar como uma espécie de assessores da Microsoft, participando de sessões de feedback estratégico com as equipes de liderança sênior da empresa. Na visão da Microsoft, o conhecimento amplo e profundo desses profissionais ajuda a companhia a entender melhor a necessidade dos clientes, possibilitando que melhores produtos sejam criados.

Atualmente, no Brasil, apenas 12 programadores possuem o título de Diretor Regional da Microsoft.

desenvolvedor.io — a escola onde é possível aprender com os melhores do mundo.

Essas duas categorias são compostas por profissionais escolhidos a dedo pela Microsoft e, ao ganhar esse título, eles entram para uma seleta categoria do “melhores” do mundo, segundo a companhia. A desenvolvedor.io, uma plataforma online focada na formação de desenvolvedores, tem a honra de ter em seu time de instrutores apenas profissionais que já foram contemplados com os prêmios da Microsoft. Todos eles são MVP e dois deles são também diretores regionais. Eduardo Pires, CEO e fundador da desenvolvedor.io, já foi contemplado com 10 títulos MVP, e foi eleito quatro vezes como Diretor Regional.

O fato de seus instrutores estarem entre os melhores do mundo permite à desenvolvedor.io entregar a seus alunos cursos com uma qualidade de conteúdo superior a qualquer outro encontrado no mercado, focando nos problemas reais que um programador encontrará no dia a dia de trabalho.

Nos últimos anos, o mercado de TI tem enfrentado, em âmbito mundial, uma escassez de profissionais qualificados na área, tanto que diversos órgãos competentes já falam em um “apagão tecnológico”, caso a demanda por mão de obra não seja suprida. Segundo dados da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais), até 2025 o Brasil precisará de cerca de 800 mil profissionais de tecnologia. Contudo, com a estrutura atual, apenas 265 mil profissionais serão colocados no mercado até lá.

Aproveitando esse gap do mercado, a desenvolvedor.io está planejando sua expansão e, para isso, está buscando investidores para acelerar seu crescimento. A empresa está com captação aberta na plataforma da Organismo, e os investidores que desejarem podem se tornar sócios de uma empresa bem-posicionada em um mercado cujas perspectivas de crescimento são extremamente positivas.

Para saber mais sobre essa oportunidade, acesse a plataforma da Organismo e confira os materiais disponíveis sobre a oferta.

Conteúdos Relacionados

Veja os conteúdos relacionados a essa oferta que separamos para você:

Leia também