Conheça a BIERINBOX – “The Fantastic box’s beer”

servindo chopp no pub da empresa bierinbox, com o anúncio de captação aberta da mesma empresa

Conheça a BIERINBOX, cervejaria artesanal de Paulínia – SP que está com captação aberta na Organismo Investimentos.

Bebida de primeira, comida boa e música de qualidade: para muitos, essa é a receita perfeita para relaxar e desfrutar momentos agradáveis ao lado da família e amigos. E foi justamente essa combinação que levou três amigos a mergulharem na criação de um projeto completamente inovador: levar para Paulínia – SP a cultura da cervejaria artesanal.

Mais do que simplesmente produzir e vender cerveja artesanal, o objetivo era proporcionar aos apreciadores dessa arte uma verdadeira experiência sensorial, perpassada por cores, sabores e sons. Assim nascia, em 2017, a BIERINBOX, com um projeto moderno e arrojado: construir a primeira cervejaria em containers do Brasil e o primeiro brewpub, bar dentro de uma fábrica, da Região Metropolitana de Campinas. A boa comida ficou por conta de parcerias com os food trucks da região, a cerveja de primeira talhada com esmero pela criatividade e paladar apurado do mestre cervejeiro Paulo Tardin, tudo isso brindado ao som do bom e velho rock ‘n roll!

“The Fantastic Box’s Beer”

Assim é apelidado o espaço da BIERINBOX, fazendo alusão não só ao seu nome, mas também ao fato de lá ser o local onde a arte da produção acontece, e onde o cliente consegue se inserir nesse universo de experiências que é a cerveja artesanal. Os brewpubs, conceito já bem consolidado no exterior e que tem virado tendência no Brasil, permitem uma proximidade maior entre produtor e consumidor, uma vez que a bebida é servida no mesmo local em que é produzida. Isso significa cerveja fresca, com qualidade e direto da fonte.

O espaço da BIERINBOX é um típico american bar, com 20 torneiras de cervejas artesanais próprias. Há uma integração bem grande entre o consumidor e a fábrica, uma vez que do pub é possível visualizar, através de painéis de vidros, vários tanques fermentadores e a cozinha de brassagem. O espaço é bastante amplo, conta com um biergarten arborizado, com possibilidade de receber até 500 pessoas.

Ao todo são cerca de 2.200m², que permitem a BIERINBOX estar completamente equipada para produzir cerveja com qualidade. Atualmente conta com uma capacidade produtiva de 25 mil litros/mês e alta flexibilidade de operação, com 20 tanques de fermentação, linha de envase em latas completa com pasteurização, 1 cozinha de brassagem para 2 mil litros/dia e 2 câmaras frias com capacidade para 20 mil litros de armazenamento. Toda essa estrutura permite não só produzir seus próprios rótulos, mas também possibilita atender cervejeiros ciganos, ou seja, cervejeiros que possuem suas próprias receitas, mas não contam com uma estrutura de produção. Mais de 50 marcas do Brasil já fizeram suas produções com a BIERINBOX.

Quando iniciou suas atividades, a BIERINBOX contava com 4 rótulos próprios e, ao longo dos anos, foi desenvolvendo e incrementando seu portfólio. Hoje a marca conta com 10 rótulos de linha, além de lançamentos sazonais, incluindo cervejas envelhecidas em madeira. 

Suas cervejas hoje são apreciadas em mais de 30 cidades do país e podem também ser encontradas nas redes de supermercados Dalben, Goodbom, Calegaris e marketplaces do Pão de Açúcar e Magalu. Há também uma growler station instalada nos supermercados da rede Zeferino – Spasso Sabores, onde o cliente pode fazer uma parada rápida e encher seu growler e levar a cerveja fresca para ser consumida no conforto de sua casa.

Integração e respeito com a comunidade

Preocupada com as principais questões que despontam em nossa sociedade, a BIERINBOX acredita no relacionamento com a comunidade e devolver valor a ela é um dos pilares que têm norteado muitas ações desenvolvidas pela cervejaria. Uma delas é a preocupação ambiental. O espaço conta com uma usina solar que produz boa parte da energia consumida pela fábrica, e possui também um sistema de tratamento de efluentes; todo resíduo sólido gerado na produção é destinado à ração animal de sitiantes da comunidade. Segundo Paulo Tardin, mais conhecido como Paulinho, mestre cervejeiro e fundador da marca, esses cuidados se constituem em uma forma de devolver respeito à comunidade ante a acolhida que recebem.

O relacionamento com a comunidade também é estreitado por meio dos concursos produzidos pela cervejaria. Ao longo dos seus cinco anos de caminhada, a BIERINBOX já realizou quatro concursos visando a integração do cervejeiro caseiro à indústria artesanal. Paulinho explica que boa parte dos cervejeiros caseiros tem ambicionado entrar no mundo industrial e comercial da cervejaria artesanal, e ganhar um concurso é sempre um primeiro passo para isso. O último concurso da cervejaria foi destinado somente à Mulher Cervejeira – a ganhadora foi uma mulher de Porto Alegre, com uma cerveja estilo Black IPA. Eles perceberam que há muitas mulheres cervejeiras engajadas nesse mercado e poder incentivar a participação delas, em um universo que ainda é majoritariamente masculino, foi motivo de grande orgulho. Todos os ganhadores dos concursos realizados pela BIERINBOX enveredaram para o mundo da cerveja artesanal comercial.

Projeto de expansão

Se, ao longo de sua história, a BIERINBOX se mostrou arrojada e de certa forma antecipou tendências, suas perspectivas para o futuro não poderiam ser diferentes. Antenada com as tendências do mercado, a BIERINBOX se lança agora em um projeto de expansão com a intenção de aumentar sua capacidade produtiva, conquistar uma fatia maior desse mercado que está em pleno crescimento e tornar a marca conhecida e desejada cada vez mais pelo Brasil afora.

O mercado de cerveja artesanal tem crescido exponencialmente no Brasil nos últimos anos, e o que se percebe é um consumidor mais criterioso e disposto a experimentar novos sabores, sendo que muitos têm se guiado pela máxima “beber menos, mas melhor” e estão buscando por produtos menos industrializados, o que tem feito a procura por produtos de alta qualidade crescerem.

Essa tendência não passou despercebida pelos grandes players do mercado. Já faz alguns anos que as marcas artesanais estão na mira dos grandes conglomerados de bebida que têm incrementado seu portfólio ano após ano com a compra de cervejarias artesanais. Os casos mais emblemáticos foram a compra da Cervejaria Colorado e da Cervejaria Wälls pela AmBev, em 2015. De lá para cá, diversas outras cervejarias de menor porte seguiram o mesmo caminho. E ainda há espaço para crescer, uma vez que a cerveja artesanal representa apenas 3% da produção de todo o mercado nacional.

Com esses pontos em mente, a BIERINBOX está com captação em troca de participação societária, proporcionando uma oportunidade única de unir o útil ao agradável: a paixão por uma excelente cerveja artesanal aliada à rentabilidade de um bom investimento.

Conteúdos Relacionados

Veja os conteúdos relacionados a essa oferta que separamos para você:

https://linktr.ee/organismo

Leia também