Bolsa instável? Conheça outra modalidade de investimentos rentáveis além do mercado de ações da B3

Investimento em startups e PMEs pode ser a solução para quem quer fugir do sobe e desce da bolsa e fazer seu dinheiro render.

Ao pensar em investir em empresas, a bolsa de valores é uma das primeiras opções que vem à mente de muitos investidores. Contudo, ao considerarmos o mercado brasileiro, nem todas as opções interessantes para um investimento rentável se encontram na B3, a bolsa de valores oficial do Brasil. O que dizer das startups? E as pequenas e médias empresas (PMEs)? Ao expandir os horizontes para além da bolsa de valores é possível encontrar excelentes oportunidades para diversificar seus investimentos, sendo o Equity Crowdfunding uma alternativa interessante, principalmente para quem pensa em inovação e negócios promissores.

O Equity Crowdfunding é uma modalidade de investimento que oferece a possibilidade de adquirir participações em empresas que ainda estão em processo de expansão, e por isso, a rentabilidade a longo prazo tende a ser maior que em outras modalidades. Muito semelhante a bolsa, participação da empresa que é colocada à venda é dividida em pequenas fatias (cotas) e o investidor pode adquirir quantas cotas desejar em troca de uma parcela da empresa, proporcional às cotas adquiridas.

O Equity Crowdfunding é, de certa forma, mais democrático em relação a seus investidores – se comparado ao Private Equity, por exemplo – pois qualquer pessoa pode adquirir uma fatia de uma empresa, tudo depende de quanto o investidor pode e quer investir, e o aporte inicial geralmente costuma ser bem acessível.

         Também é interessante pensar no Equity Crowdfunding como forma de diversificar a carteira de investimentos. Por apresentar cotas de valor significativamente baixo, é possível investir em diferentes negócios ao mesmo tempo e não “colocar todos os ovos na mesma cesta”. As cotas adquiridas, futuramente, multiplicam o valor investido, de acordo com o crescimento da empresa. Porém isso não é tudo: recentemente a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), através da resolução 88, que regula o Equity Crowdfunding, permitiu a abertura do mercado subsequente. Caso o cotista entenda que o valor investido já lucrou o previsto ou, por outro lado, ache que a empresa não gerará lucros, é possível que ele venda suas cotas no mercado subsequente, em que investidores interessados podem comprá-las sem alterar a parcela cedida inicialmente pela empresa.

         A Organismo Investimentos é uma plataforma especializada em Equity Crowdfunding sempre preocupada em buscar os melhores projetos para conectar empresas com grande potencial a investidores de todos os tipos, sem depender da bolsa de valores. A Organismo está atenta aos setores que mais têm crescido no mercado – como mercados de alimentação, tecnologia de ponta, franqueadoras – e destacamos startups e empresas consolidadas escaláveis, prontas para seu investimento.

         Quer conhecer melhor sobre essa modalidade e assim diversificar seus investimentos? Cadastre-se em nossa plataforma e conheça as empresas que estão abrindo capital e as que estão no mercado subsequente.

Leia também