Após rodada de captação realizada pela Organismo Investimentos e concluída em 30/4/2021, a primeira ação dos proprietários foi reorganizar time e processos.
Diretores da Business Machine System Tecnologia (BMS), empresa do setor de software industrial que concluiu sua rodada de captação com a Organismo Investimentos, superando em 6,5% o valor da meta inicial, revelam que iniciaram a reestruturação da empresa pelo setor que mais demandava mudanças – o departamento de marketing e vendas.
Cristiano Batista, sócio e Head Comercial e de Marketing da BMS, explicou que a estratégia da empresa foi criar processos estruturados, tanto de marketing quanto comercial: “A gente entende que, ao ter processos definidos, os profissionais conseguem performar melhor. O sucesso da entrega depende menos do profissional e mais do processo, o que valoriza talentos. É como um time de futebol – se você tem um bom conjunto, o craque se destaca porque o conjunto é bom”, avalia.
No mês seguinte à conclusão da captação, a BMS contratou uma equipe interna de marketing e focou na construção de credibilidade da marca: “O foco dos primeiros seis meses convergiu para dar credibilidade à marca por meio da divulgação em redes sociais, campanhas de tráfego, e-mail marketing, veiculação de notícias e artigos – tudo com o objetivo de captar leads para impulsionar vendas, e isso também proporcionou mais visibilidade à nossa marca”.
Como resultado, depois da captação, a marca BMS se tornou mais forte e presente junto a contatos e parceiros. “As campanhas de marketing atingem seu objetivo quando, por exemplo, somos convidados pela Wago – multinacional alemã fabricante de hardware IoT, que é parceira nossa – a participar de um evento interno no Museu do Futebol, em São Paulo. Fomos a única empresa a ser convidada, onde mostramos que a BMS entende de IoT, sabe trabalhar cloud e entende os processos da indústria”, conta.
Outro processo de reestruturação foi a renovação e contratação da equipe de desenvolvedores de softwares, que eram profissionais terceirizados. Segundo Marcos Teixeira, CEO da BMS e desenvolvedor de softwares, a empresa não queria mais correr riscos jurídicos com contratações. “Não foi uma mudança fácil porque 50% do time saiu por preferir o regime autônomo, e estávamos num momento de boom de contratações pelas empresas de tecnologia”, explica.
Para solucionar a dificuldade de contratação na área, a BMS criou um programa de formação de desenvolvedores, com duração média de três meses, que permite contratar profissionais mais juniores para receberem formação nas áreas de que eles mais necessitam em tecnologia.
Com a criação de um departamento de Recursos Humanos, a BMS passou de um time interno de seis pessoas para os atuais 13 – um aumento de mais de 100%. “A gente quer crescer e a ideia é, no futuro, fazer o M&A, com um grande player adquirindo parte da BMS como um braço de tecnologia dele. Para isso, o caminho que começamos a seguir é construir uma empresa robusta, com identidade”, finaliza Cristiano.
Mais novidades e números da BMS Tecnologia referentes sobretudo ao ano de 2022 serão apresentados hoje, 09/11, às 19h, em uma reunião de prestação de contas. Se você é investidor da BMS, ou deseja conhecer mais sobre a empresa, não deixe de participar e tirar suas dúvidas. Os materiais referentes ao balanço serão enviados aos investidores e posteriormente ficarão disponíveis na plataforma.
A reunião ocorrerá de forma online e o link será enviado ao se cadastrar no evento.