Bill Gates compra participação na Heineken!

bill gates e geladeira de garrafas verdes heineken

Entenda as possíveis motivações que levaram Bill Gates a investir pesado no setor de bebidas

Na última semana uma notícia agitou o mercado cervejeiro: Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft e um dos empresários mais conhecidos do mundo, resolveu entrar no setor de bebidas investindo na compra de ações da Heineken!

Sua participação, apesar de minoritária, contou com um investimento expressivo. No total, foram €833 milhões, o que lhe deu direito a 10,8 milhões de ações. Destas, 6,65 milhões de ações foram adquiridas por Bill Gates, enquanto pessoa física. E 4,18 milhões foram adquiridas pela Bill & Melinda Gates Foundation Trust, organização filantrópica mantida pelo bilionário. Dessa forma, Bill Gates passou a deter 3.76% da companhia holandesa.

As ações adquiridas foram compradas da mexicana Femsa, empresa responsável pelo envasamento da Coca-Cola no México, e que está em fase de desinvestimento na Heineken. A Femsa detinha 18 milhões de ações da Heineken, o que representava 6,24% da corporação.

De acordo com documentos da AFM (Autoridade de Mercados Financeiros da Holanda), o investimento teria ocorrido no último dia 17 de fevereiro, mesmo dia em que a mexicana colocou seus papéis à venda. No entanto, foi somente uma semana depois que o assunto se tornou público e no mesmo dia (22/02) as ações da cervejaria fecharam em alta de 1,51%, cotadas a US$ 104,59.

O que levou Bill Gates a investir na Heineken?

Até o momento, nem Bill Gates, nem a fundação comentaram sobre o investimento. Contudo, ao olharmos para o setor, facilmente podemos elencar alguns fatores que poderiam tê-lo motivado:

1 – A Heineken é a segunda maior cervejaria do mundo, ficando atrás apenas da AMBEV

2 – Está presente em mais de 170 países

3 – É líder no segmento premium, setor que mais tem crescido dentro da indústria cervejeira

4  – O setor de bebidas é perene, ou seja, mesmo em momentos de recessão suas atividades seguem ativas.

Esse não é o primeiro investimento do bilionário em um setor que não seja o da tecnologia, setor que ele domina e que ajudou a revolucionar. Bill Gates possui também alguns investimentos na área do agro, sendo hoje um dos maiores proprietários de terras dos EUA.

No que diz respeito ao setor de cerveja, ele certa vez afirmou não ser um grande consumidor da bebida. Em 2018 ele teria declarado em um bate-papo na plataforma Reddit: “Quando acabo em algo como um jogo de beisebol, bebo cerveja light para entrar na vibe de todos os outros bebedores de cerveja. Desculpe desapontar os verdadeiros bebedores de cerveja.”

O que isso nos ensina sobre investimentos? A resposta é simples, nem sempre o setor que você domina ou ama é a melhor, ou a única, opção para se investir. Muitas vezes as potencialidades do setor por si só devem ser levadas em consideração ao analisar um investimento.

Leia também: O que aguarda a indústria cervejeira em 2023?

Você também pode investir no setor de bebidas

Investir no setor é relativamente fácil. No Brasil ações da AMBEV podem facilmente serem adquiridas na B3. No entanto, por se tratar de uma grande companhia, já bem estabelecida no mercado, para que os lucros do investimento possam ser compensadores, o ideal seria entrar no investimento aportando grandes quantias, como foi o caso do Bill Gates, com a Heineken.

Para saber mais sobre o assunto: Ambev x cervejarias artesanais: Investir no grande ou apostar no pequeno?

No entanto, há outras possibilidades de investir no mercado de bebidas, sem precisar dispor de grandes quantias e com a possibilidade de conquistar grandes lucros a longo prazo.

o segredo? Investir em uma cervejaria artesanal!

Leia também: Cervejarias artesanais – porque são uma boa opção de investimento.

Por que investir em uma cervejaria artesanal?

Existem algumas razões pelas quais investir em uma cervejaria artesanal pode ser uma opção atraente para investidores:

1 – Crescimento da indústria: a indústria de cervejas artesanais vem crescendo nos últimos anos e ainda tem potencial de expansão, tanto em mercados estabelecidos quanto em mercados emergentes. Isso significa que uma cervejaria artesanal pode ter um potencial de crescimento maior do que as grandes cervejarias.

2 – Diferenciação: as cervejas artesanais geralmente têm um sabor único e distintivo, o que pode ser um ponto de diferenciação em relação às grandes cervejarias que produzem em massa. Isso pode ser atraente para consumidores que buscam uma experiência de consumo mais autêntica e diferenciada.

3 – Comunidade e lealdade do consumidor: as cervejarias artesanais muitas vezes têm uma base de fãs fiéis e engajados, que estão dispostos a pagar mais por produtos exclusivos e de alta qualidade. Isso pode ajudar a aumentar a lealdade do consumidor e a construir uma comunidade em torno da marca.

4 – Possibilidade de aquisição: grandes cervejarias e empresas de bebidas estão cada vez mais adquirindo cervejarias artesanais em busca de diversificar seus portfólios e atender a demanda por cervejas de qualidade superior. Isso pode significar que uma cervejaria artesanal bem-sucedida pode se tornar um alvo de aquisição atraente no futuro.

Não deixe de ler: Fusões e aquisições podem alavancar microcervejarias artesanais.

Como investir em uma cervejaria artesanal?

Gostou da ideia de ter uma cervejaria artesanal em seu portfólio de investimentos? Nós da Organismo Investimentos podemos te ajudar!

Atualmente estamos com captação aberta para a BIERINBOX, uma cervejaria artesanal de Paulínia, SP.

A BIERINBOX está no mercado há 5 anos e desde então vem apresentando um crescimento impressionante. Atualmente a cervejaria saltou produz 25 mil litros e conta com 10 rótulos de linha, isso sem contar os lançamentos sazonais, inclusive alguns envelhecidos na madeira. Suas cervejas hoje são distribuídas em mais de 30 cidades e em importantes pontos comerciais, como por exemplo o Sam’s Club.

Agora a cervejaria está iniciando uma nova etapa de sua história, uma expansão mais robusta de modo a conquistar uma fatia ainda maior desse mercado que é o que mais tem crescido dentro da indústria cervejeira. Para isso a BIERINBOX abriu participação societária através da plataforma da Organismo e todos os interessados em investir no setor de bebidas podem agora adquirir cotas da cervejaria.

Esta é uma excelente oportunidade de investimento em um setor cujas perspectivas são extremamente animadoras, segundo a IWRS, consultoria internacional referência no mercado de bebidas, é estimado um crescimento de 5% em volume e 15% em valor para a categoria premium / artesanal em âmbito mundial até 2026.

Acesse nossa plataforma e confira todos os materiais referentes a essa oferta.

Acesse, conheça e invista!


Não deixe de ler: Conheça a BIERINBOX – “The Fantastic box’s beer”.

Leia também