Elas transformam o mundo corporativo e dos investimentos. Veja as mulheres empreendedoras que são referência no cenário nacional!
De celebridades a CEOs e empresárias, essas mulheres empreendedoras superaram os desafios e construíram uma carreira próspera e de sucesso. À frente de organizações e iniciativas inovadoras, elas hoje estão impactando a esfera em que atuam e mostrando como o empreendedorismo pode ser e é, também, coisa de mulher.
Nessa matéria você verá:
Investidoras de destaque no cenário nacional
Dez mulheres empreendedoras eleitas pela Forbes
Porque encarar o desafio e empreender
Em primeiro lugar, precisamos ressaltar como os desafios enfrentados pelas mulheres no âmbito dos negócios e dos investimentos não são poucos. Ainda hoje, ser apresentada desde jovem à oportunidade de empreender e investir é uma exceção, distante da realidade da maioria das brasileiras.
O que é incentivado, em muitos casos, ainda se limita ao cuidado da família e da casa e trabalhar em ofícios historicamente femininos. Essas não deixam de ser conquistas válidas, mas de forma alguma inibem a possibilidade de se investir e ampliar os ganhos e caminhos.
Confira agora como algumas empreendedoras superaram obstáculos e se tornaram referência em suas áreas de atuação, mesmo diante de desafios. Além disso, conheça as mulheres empreendedoras que foram destacadas pela Forbes em 2023 e as investidoras que se destacam no Brasil.
Investidoras de destaque no cenário nacional
Embora o mercado financeiro possibilite o aumento de ganhos e a conquista de metas e objetivos pessoais por qualquer investidor, só recentemente este vem sendo ocupado com algum peso pelo público feminino. Isso se dá por uma série de fatores, mas sem dúvida a questão histórica é um deles.
A independência financeira da mulher vem sendo conquistada há poucas décadas, enquanto o homem possui meios e espaço para investir há muito mais tempo. Essa diferença resulta em uma mulher investidora mais conservadora e desconfiada ao investir, o que corresponde à diferença cultural e financeira entre os dois públicos.
Você também vai gostar de ler: Qual o perfil da mulher investidora
Mesmo assim, as mulheres não ficam atrás no que diz respeito ao sucesso no mercado de investimentos. Muitos são os casos de investidoras com uma visão de negócios que surpreenderam e impulsionaram o mercado no Brasil. Veja alguns exemplos:
Camila Farani
Investidora-anjo e empresária brasileira, Camila é conhecida como um dos “tubarões” do programa “Shark Tank Brasil”. Também é fundadora do G2 Capital, um fundo de venture capital liderado exclusivamente por mulheres.
Ana Fontes
Ana Fontes é fundadora e CEO da RME (Rede Mulher Empreendedora), uma organização sem fins lucrativos que apoia mulheres empreendedoras. Ela também é investidora-anjo e já investiu em diversas startups e iniciativas lideradas por mulheres.
Joana Prado
A empresária é cofundadora da marca de moda fitness “Feline”, que se tornou sucesso no mercado nacional. Além disso, é reconhecida por investir em startups por meio de seu escritório, a JOPE Investimentos.
Bel Pesce
Uma das responsáveis pela criação de várias empresas de tecnologia no Brasil, Bel Pesce é também investidora-anjo. Ela já investiu em diversas startups em estágio inicial, sendo protagonista no mercado financeiro brasileiro.
Cris Junqueira
Junqueira é uma das fundadoras e CEO do Nubank, uma das maiores fintechs do país. A empresária defende a diversidade e inclusão no setor financeiro e tem liderado iniciativas para aumentar a presença de mulheres e minorias na empresa.
Luiza Helena Trajano
Luíza Trajano foi a responsável por transformar uma simples loja em um dos maiores varejos do país: o Magazine Luiza. Ela é uma das mulheres mais influentes no mercado financeiro brasileiro e hoje inspira a participação feminina, com projetos como o “Mulheres do Brasil”, que forma empresárias de micro e pequenas empresas.
Dez mulheres empreendedoras eleitas pela Forbes
O empreendedorismo feminino está causando um grande impacto no mundo corporativo. A crescente presença e iniciativas de mulheres empreendedoras estão transformando o ecossistema de diversos setores, trazendo à tona novas ideias e incentivando mudanças nos processos e projeções da indústria. Como resultado, o empreendedorismo feminino está se tornando uma força poderosa na economia global, impulsionando o crescimento e a inovação em todo o mundo.
Isso é importante, visto que muitas mulheres estão engajadas com pautas como o empreendedorismo social, que tem o potencial de trazer mudanças significativas para a sociedade como um todo, às pautas ambientais, entre outros temas de grande relevância para a atualidade.
Nesse contexto, a Forbes, referência internacional sobre finanças e investimentos, reconhecida por listar os principais líderes empresariais e de negócios, publicou recentemente uma lista com lideranças femininas que estimulam o protagonismo femininno e são de destaque em suas áreas de atuação.
Confira os dez nomes eleitos pela Forbes que são destaque em 2023:
Eliana Michaelichen
Eliana tem quase 40 anos de carreira, e é considerada uma das apresentadoras e empresárias mais bem sucedidas do país. Além de artista, Eliana empreende em diferentes áreas: sua marca, Eliana, é uma das líderes em licenciamento, somando mais de 160 itens, de brinquedos e cosméticos ao bloco de carnaval infantil “Happy”.
Elisabetta Zenatti
A italiana chegou no país em 1998 e já tem quase 30 anos de experiência no mercado audiovisual nacional e do mundo. Foi diretora geral da Produtora Floresta por 11 anos e passou por empresas como Band e Sony, antes de se tornar vice-presidente de conteúdo da Netflix no Brasil. Atualmente, Elisabetta tem autonomia para definir a produção de conteúdo do país!
Fernanda Ribeiro
Fernanda veio de uma família simples de sete mulheres. Ela formou-se em Turismo e trabalhou em grandes corporações antes de fundar, junto de seu marido, a Afrobusiness, uma rede cujo propósito é conectar empreendedores negros. Não muito tempo depois, foi cofundadora da Conta Black, banco que se propõe a inclusão do acesso ao crédito à comunidade preta.
Gabriela Comazzetto
Executiva com mais de 23 anos de carreira, Gabriela Comazzetto passou por empresas como Ambev, Microsoft, Facebook e Twitter. Atualmente é head de soluções globais para negócios do TikTok na América Latina. No primeiro ano da empresa no Brasil, ela levou a empresa ao Caboré, considerado o “Oscar” do mercado publicitário brasileiro, e, em 2022, Gabriella recebeu o prêmio na categoria de Profissional de Veículo.
Ludmilla
Mulher negra e protagonista em um cenário que lhe exigiu muito esforço, aos 27 anos Ludmilla é um dos maiores nomes da música e do funk nacional. Só em 2022, a cantora ganhou o hit do ano no Prêmio Multishow com “Maldivas” e foi premiada como Cantora do Ano pelo Prêmio Glamour. Além disso, Ludmilla foi a cantora afro-latina mais transmitida pelo YouTube. Seu projeto autoral “Numanice” lhe rendeu a marca de um bilhão de streams e o Grammy Latino de “Melhor Álbum de Samba/Pagode”.
Manu Buffara
Recentemente, Buffara foi eleita a melhor chef mulher da América Latina, um reconhecimento merecido por seu currículo impressionante em grandes cozinhas ao redor do mundo, incluindo o renomado restaurante Noma em Copenhague e o Alinea em Chicago. Em 2011, ela abriu seu próprio restaurante em Curitiba, o Manu, e mais recentemente inaugurou o Ella em Nova York, mostrando sua habilidade em encantar clientes em ambos os lados do Atlântico. Com uma visão única sobre gastronomia, Buffara se destaca por seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social, tornando-se uma empreendedora inspiradora e uma figura importante na cena culinária global.
Maru Escobedo
Com mais de 20 anos de experiência internacional no mercado de marcas premium, Maru Escobedo será a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente e CEO da BMW no Brasil. Ela já é CEO da corporação no México, onde foi responsável por consolidar a marca como líder nas categorias de elétricos e de luxo. Além disso, ela já foi reconhecida entre as “500 pessoas mais influentes da América Latina” pela Bloomberg Linea e listada entre as “100 mulheres mais poderosas do México” pela revista Forbes.
Monalisa Gomes
Monalisa Gomes é uma mulher líder, negra e imigrante. Apesar de todas as barreiras, fez carreira no agronegócio, um setor dominado pelo público masculino no mundo todo. Hoje Monalisa é country manager da Schauer Agrotronic para América Latina, Espanha e Portugal, empresa especializada em tecnologia para soluções da agropecuária profissional no mundo e demonstra a capacidade de superar desafios e inspirar todos nós.
Renata França
A terapeuta corporal, conhecida como a criadora do método Miracle Touch, uma massagem redutora e modeladora, é a favorita entre celebridades e usuários comuns. Sua inovação revolucionária rendeu-lhe não apenas sucesso e prestígio, mas também a abertura de um spa com seu nome. Além de uma rede com mais de 8 mil terapeutas licenciados que praticam seu método de massagem em 50 países. Com uma técnica única e eficaz, a terapeuta corporal tem ajudado pessoas em todo o mundo a alcançarem seus objetivos de saúde e beleza, tornando-se uma referência no setor.
Tatiana Monteiro de Barros
Responsável pela criação, desenvolvimento e implantação de campanhas sociais no movimento voluntário que fundou, o União BR, Tatiana promove inúmeras ações em todo o país. Desde a reconstrução de cidades baianas atingidas pelas chuvas até a instalação de escolas, postos de saúde e hospitais, o que move a empreendedora é a oportunidade de fazer mais pelo Brasil e pelo outro.
Porque encarar o desafio e empreender
Desde a falta de incentivo às injustiças que ainda permeiam muitos meios de trabalho e de empreendimentos, a mulher ainda passa por ainda mais desafios ao empreender e investir em seu futuro. Apesar de não ser fácil, mulheres empreendedoras como as que apresentamos hoje provam como vale a pena e como é possível sim persistir e construir uma carreira de sucesso, mesmo em meios predominantemente masculinos.
Quando falamos de investimento, muitas mulheres ainda se sentem inseguras ao investir e arriscar, principalmente pela crença de que é necessário um patrimônio elevado na hora de se investir. A verdade é que, mais do que o volume de capital, a consistência ao aplicar, a diversificação do portfólio e, acima de tudo, entendimento acerca da oferta, do setor, do tipo de investimento, etc. são fatores determinantes para diminuir os riscos e ter sucesso no longo prazo.
Leia também: O que é a carteira de investimentos – e porque é essencial diversificá-la?
A Organismo Investimentos preza pelo protagonismo feminino, reconhecendo que este será capaz de revolucionar ainda mais o mercado, e traz conteúdos educacionais e sobre os diversos setores do mercado para trazer segurança e informação na hora de investir e apostar no seu futuro.
Entre em nossa plataforma para conhecer nossas ofertas de equity crowdfunding e acessar todas as informações referentes a elas! Acesse, conheça e invista!